PUBLICIDADE
16 maio 2022, 15h00

Música lidera nos carros e maioria deseja ouvir pelo rádio

Pesquisa aponta ainda que recursos de áudio tem impacto na escolha de um automóvel

Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Frost & Sullivan apontou que a maioria dos motoristas norte-americanos têm a música como preferência de conteúdo de áudio enquanto estão em seus veículos. E as estações de rádio são as principais fontes utilizadas para se ter acesso à playlists musicais. Para se ter uma ideia da força da música entre os motoristas, 91% dos entrevistados que ouvem áudio em seus veículos optam por ela.

Do total de motoristas entrevistados que consomem áudio em seus veículos, incluindo a maioria que prefere ouvir música, 72% dizem que o rádio AM/FM é a fonte de áudio preferida. E não são apenas programações musicais que tornam as emissoras de rádio atrativas para esse público: o levantamento ainda aponta que 53% dos entrevistados afirmaram que desejam informações locais ao dirigir, utilizando o AM/FM para obter esse tipo de conteúdo.

A mesma pesquisa também apontou que mais de 8 em cada 10 proprietários de carros indicam que os recursos de entretenimento de áudio de um veículo têm impacto em sua decisão geral de compra. Quase metade (45%) diz que o impacto é significativo. Vale recordar que o tudoradio.com já havia destacado outro levantamento que mostra como a existência de rádio AM/FM nos automóveis é algo levado em conta pelo consumidor ao adquirir um novo modelo de veículo.

A entrevista encomendada também mostrou que para 67% dos entrevistados a música é essencial para a experiência de condução. E entre os recursos que o sistema de infoentretenimento dos automóveis precisa ter, os entrevistados afirmam que é importante ter som de alta qualidade (95%); música gratuita (93%); informações do artista exibidas (87%); mais rádios locais (87%); e recomendações personalizadas (79%).

A pesquisa também aponta um campo importante para o “rádio híbrido”, tecnologia que mistura um sinal FM (por exemplo) com dados de internet. O levantamento apontou que 54% dos entrevistados desejam que seus sistemas de infoentretenimento tenham a capacidade de continuar a ouvir uma estação de rádio digitalmente ao dirigir fora do alcance do sinal terrestre.

Também há desejo pela capacidade do sistema de entretenimento de instalar atualizações automaticamente (52%), a capacidade de visualizar as letras das músicas que estão ouvindo (43%) e para 40% seria importante informações ricas sobre artistas visuais e músicas sobre o que está tocando.

Outro ponto curioso é sobre a ativação de comandos nos sistemas de infoentretenimento dos automóveis: 55% preferem comandos de voz, dado superior àqueles por gestos (como clicar em telas e botões), preferido por 42%.