PUBLICIDADE
25 jan 2021, 16h37

Quase 8 milhões de franceses ouvem rádio todos os dias por meio de dispositivos digitais

Diariamente, rádio é escutado por mais de 40 milhões de franceses. Audiência via FM/AM corresponde a mais de 84% do total

Durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, o tudoradio.com publicou uma série de reportagens que mostram o desempenho positivo em audiência do rádio no continente europeu. E esse quadro persiste na reta final do ano passado nos principais mercados.

Segundo a Médiamétrie, o rádio é escutado diariamente por cerca de 41 milhões de franceses. E a parcela da audiência concentrada em dispositivos digitais avançou em mais de 700 mil em apenas 1 ano.

No levantamento da Médiamétrie, relacionado aos meses de setembro e outubro de 2020, 14,4% da população ouve rádio por meio de um dispositivo digital, como smartphones, computadores e smart-speakers (caixas de som com inteligência artificial). Ou seja, 7,8 milhões de ouvintes diários estão conectados via streaming às suas emissoras preferidas.

No total, são quase 41 milhões de franceses ouvindo rádio diariamente (público acima de 13 anos). No share entre a divisão dos formatos, 84,6% ouvem pelo dial FM/AM tradicional, seja através de receptores em suas casas, como portáteis e também em automóveis. No mesmo período de 2019, esse volume era de 86%.

Já por dispositivos digitais, do total da audiência, 15,4% usam esses dispositivos.

A pandemia do novo coronavírus, que alterou o comportamento diário da população francesa, pode ter acelerado o crescimento da audiência de rádio através de dispositivos digitais, assim como foi observado em outros mercados.

A pesquisa da Médiamétrie detalha o consumo de rádio por dispositivo digital: 8,1% ouvem rádio em smartphones (4,4 milhões de franceses), 2,7% por computadores/laptops (1.4 milhão), 1,7% via smartTVs (948 mil), 1,6% em smart-speakers (879 mil) e 1% em tablets (559 mil franceses).

Números da pesquisa aponta que o tempo de escuta geral dos franceses é de 2h10 em média por dia e por ouvinte. Já o computador é o meio digital em que se ouve mais rádio (2h41 em média por dia e por ouvinte), sendo 53 minutos a mais do que por meio de smartphones (1h48).

A França é um importante mercado de rádio no continente europeu e Paris destina um grande volume de audiência para rádios de notícias e conteúdo falado, sendo que muitas delas registraram recordes de audiência durante a pandemia.

Fonte: http://aesp.org.br