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17 jun 2021, 16h21

Vantagens do rádio para a estratégia de mídia

Você sabia que o brasileiro ouve, em média, 4h40min de rádio diariamente?

Esse foi o resultado da uma pesquisa sobre a mídia, realizada pela Kantar Ibope, e demonstra que os anúncios de rádio são uma excelente estratégia de marketing. Além de ser uma fonte de informação e entretenimento democrática, o rádio se tornou um canal produtivo para fortalecer a marca e chamar a atenção do público-alvo.

Há muitas vantagens de se anunciar um produto ou serviço no rádio. Em razão disso, muitas empresas investem ações de marketing desenvolvidas especialmente para esse formato por perceberem suas conveniências.

Entre as benefícios deste tipo de anúncio destacamos cinco motivos para se aproveitar dessa estratégia de mídia.

  1. Amplo alcance da população

O rádio possui uma presença marcante e muito ampla em nosso dia a dia. Ele está presente nas residências, nos veículos, no smartphone, no trabalho e durante os momentos de lazer do brasileiro. Ou seja, o meio é democrático e ouvido por todas as classes, idades e em todas as regiões do país. Segundo a pesquisa Kantar Ibope, mais de 52 milhões de brasileiros ouvem rádio com frequência e esse público costuma ser fiel. Portanto, trata-se de um meio efetivo e que permite a empresa conquistar novos clientes.

  1. Chama a atenção do ouvinte

Uma inserção publicitária em rádio pode ter duração de 15, 30, 45 e 60 segundos (as mais utilizadas são as de 30 segundos) e possuem o potencial de prender a atenção do consumidor. Quando bem produzido, o anúncio gera curiosidade, envolve o ouvinte e cria uma imagem mental sobre o produto ou serviço. Dessa maneira é possível gerar interesse sem ser inconveniente e maçante.

  1. Requer um investimento acessível

Por ter uma programação dinâmica, com vários intervalos e geralmente alguns comunicadores durante o dia, as rádios permitem investimentos variados, muitas vezes de baixo custo que permitem pequenas empresas fazerem uma quantidade significativa de inserções. É uma boa estratégia de marketing tanto para empresas que ainda estão em desenvolvimento, quanto para as que já estão estabelecidas no mercado.

  1. Agilidade na hora de anunciar

O tempo necessário para desenvolver e veicular uma ação publicitária para o rádio também é menor que o de outros veículos, como a TV, que precisa de um tempo maior para gravar e editar o material captado. Isso se deve ao fato de que é necessário apenas o texto para a gravação da sonora. Com o áudio pronto, no dia seguinte a campanha já pode ser veiculada. Essa característica faz com que a empresa possa se apropriar de situações factuais ou sazonais para divulgar seus produtos, novidades e tendências.

  1. Pode ser ouvido em diversas plataformas

Mobilidade é uma das palavras que mais se encaixam ao rádio. Mesmo antes da existência dos smartphones, ele já era um meio móvel. No entanto, nos últimos anos passou a ser compatível com diversas plataformas. Com isso, o conteúdo pode ser consumido 24 horas por dia e de diversas maneiras, como no carro, pela internet, celular e televisão.

 

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